TIPOS DE REPRODUÇÃO (SEXUADA E ASSEXUADA)
A reprodução é um processo biológico que se refere à capacidade que os seres vivos apresentam de gerar descendentes.
As duas grandes categorias que agrupam os tipos de reprodução existentes são: reprodução sexuada e reprodução assexuada.
As principais diferenças entre os métodos de reprodução são:
•A reprodução assexuada é geralmente mais simples e mais rápida que a reprodução sexuada.
•A reprodução assexuada envolve apenas um membro da espécie, enquanto a reprodução sexuada é realizada por dois progenitores.
•A reprodução assexuada forma organismos geneticamente idênticos, enquanto na reprodução sexuada ocorre recombinação gênica.
•A reprodução sexuada produz variabilidade genética, ao contrário da reprodução assexuada que produz clones.
Reprodução assexuada
Na reprodução assexuada um organismo se reproduz sem receber células de outro indivíduo da espécie.
Nesse tipo de criação de novos indivíduos ocorre o desprendimento de uma ou mais células de um ser gerador para dar origem a outro. Portanto, surgem organismos geneticamente idênticos.
Reprodução sexuada
A reprodução sexuada ocorre através da união dos gametas masculino e feminino. Esse tipo de reprodução é característica de animais, plantas, algas e fungos.
Os gametas são células sexuais especializadas, que carregam as características genéticas que os descendentes herdarão. Essas informações estão dentro dos cromossomos, localizados no núcleo das células.
Por exemplo, os gametas presentes nos animais são chamados de espermatozoides (masculino) e óvulos (feminino). Nas plantas, essas células recebem o nome de anterozoides (masculino) e oosferas (plantas).
Comentários
Postar um comentário